terça-feira, 15 de março de 2011

2011: Começou a batalha

UJS se preparando para a batalha
A União da Juventude Socialista (UJS) está com tudo pronto para virar Jundiaí às avessas, fazendo com que o movimento estudantil exploda e que a juventude local protagonize muitas mudanças que a cidade há muito tempo necessita. Conquistar direitos plenos para juventude - que protagonizou lutas históricas do nosso povo -, porém somente em tempos recentes foi reconhecida como segmento da sociedade e assim obteve o direito de ter direitos constitucionais; como todas as conquistas do povo brasileiro, foi um avanço conquistado com muito esforço.
A UJS existe há 27 anos e tem muito mais conquistas do que anos para mostrar, participou das principais mobilizações da juventude neste período e está com uma agenda repleta de atividades crucias para 2011, que vai fomentar o pensamento progressista no Brasil, fazendo com que a juventude ocupe cada vez mais espaço nesta linha de trincheira que são as lutas dos movimentos sociais no Brasil e no mundo.
Estamos em ano de congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e o esforço vai ser imenso para uma grande mobilização. A UJS vai lutar para não permitir que o processo de grandes conquistas protagonizadas pelas lutas da UNE aos estudantes no último período acabe, e por isso vai fazer o que sabe de melhor: mobilizar.
Mobilizar para UJS está tal qual superar está para o povo brasileiro, pois é uma entidade que preza pela mobilização popular e entende que somente os gritos das ruas vão incomodar os gabinetes institucionais e afugentar os espíritos reacionários. Quer achar a UJS? Procure nas ruas, procure onde estão os jovens, nas escolas, nas universidades e nos debates e embates mais importantes para a juventude brasileira.
Contextualizando
“Verbo por verbo, no passado ou no futuro, lutar ainda é o melhor”
(João Amazonas)
A pauta para a cidade de Jundiaí é muito desafiadora para a UJS, pois envolve um grande plano de mobilização, com nossa campanha de formação de grêmios estudantis nas escolas, campanha de formação de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) nas universidades, a luta pelo passe livre estudantil e a realização da conferência municipal da juventude na cidade.
Temos a jornada de lutas do mês de março, que em São Paulo ocorrerá no próximo dia 22, onde todo o movimento estudantil jundiaiense está convidado a participar, universitários e secundaristas deverão ir às ruas para brigar pela efetividade da taxa de 10% de investimento do Produto Interno Bruto (PIB) na pasta de educação até 2014 e 50% dos fundos do Pré-Sal para educação, direitos que consideramos essenciais para a conquista do pleno desenvolvimento para o Brasil como nação, provendo a sua juventude uma educação de qualidade, democrática e com uma sanha incessante de avanço.   
 É essencial que a juventude jundiaiense tenha representatividade no congresso da UNE, e para isto temos que mobilizar todo o corpo discente da cidade, de todas as universidades. O mesmo será feito para o congresso da UBES, porém, nas escolas.
Nossa luta pelo passe livre vai ganhar formato e ganhará mais força no próximo período, e para ganhar força de combate, teremos de ter, também, uma grande mobilização. Ou seja, a agenda do primeiro semestre não será fácil, e precisará contar com o apoio de toda a cidade, de todos os segmentos interessados em dar formato ao movimento de juventude em Jundiaí.
Socializando
A direção estadual da UJS promoveu o 2º Socializando, na cidade de Americana.  Trata-se de um evento onde são discutidas as principais diretrizes da atual conjuntura, e a direção estadual apresenta para as direções municipais, a pauta para o atual e o próximo período.   
Em Jundiaí, já adequamos nossa agenda a agenda do estado, para garantirmos os avanços em consonância.  Foi um ato muito proveitoso, que contou com a ex-presidente da UNE, Lúcia Stumpft, e a ex-militante da UJS e atual membro do conselho nacional de juventude, Ângela, que acrescentaram ao debate com suas experiências de luta e suas respectivas capacidades analíticas de situações políticas conjunturais. O fato é que 2011 será um ano repleto de lutas.
 Convite
A UJS convida a todos os estudantes e jovens a participarem das mobilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário